Nossa História

De manutenção e reparo de equipamentos de refrigeração a uma das maiores fabricantes mundiais de componentes e sistemas de refrigeração

Agora com mais de 80 anos, a Güntner GmbH & Co. KG tem sido um líder na tecnologia de trocadores de calor.

Cada marca do nosso Grupo tem a sua própria história individual, no entanto, durante anos de desenvolvimento, ocorreram fatores de conexões mútuos em nossas relações  com o mercado, e na identidade da nossa empresa matriz A-Heat.

Com as diferentes soluções tecnológicas, com as quais estamos presentes nos mercados, sempre oferecemos  range de produtos que se complementavam mutuamente.

Muitas vezes, descobrimos que estávamos trabalhando nos mesmos projetos, ainda que em diferentes áreas de aplicação.

Portanto, estávamos destinados a alcançar um ponto, em que a decisão de unir forças e desenvolver uma identidade comum e uma estratégia para atender o mercado com produtos de alta qualidade, se tornaria uma realidade.

Como tudo começou:

Em 1931, em Munique, na Alemanha, Hans Güntner estabeleceu um serviço de reparo especializado em equipamentos de refrigeração. Após a guerra, além de continuar a oferecer serviço de reparo, a empresa foca cada vez mais na produção de seus próprios componentes de sistema de refrigeração. A necessidade de componentes para sistemas de refrigeração continuava aumentando e, assim, ao longo dos anos, a tornaria-se uma empresa de médio porte, muito bem sucedida. Logo, o local inicial em Munique, tornou-se muito pequeno. Como resultado, em 1950 a empresa mudou-se para instalações maiores próximo a Germering. No início da década de 1980, a empresa se ​​mudou para sua atual localização em Fürstenfeldbruck, mais distante de Munique.

Para atender à demanda crescente de equipamentos de refrigeração no mercado europeu, em 1990 a Güntner formou uma parceria com a empresa de refrigeração húngara, Hütötechnik. Esta joint venture iniciou suas operações na planta da Güntner Tata, em Tata, na Hungria. Em 2003, a Güntner comprou o seu parceiro húngaro e a instalação Güntner Tata foi integrada no processo global do Grupo Güntner. Hoje, de fato, a fábrica em Tata é uma das maiores no Grupo Güntner. Foi nesta fábrica, em 2008, que duas novas linhas de produção foram criadas para fabricar a tecnologia inovadora microox® Güntner. 

Güntner Controls: a produção interna de sistemas de controle

Em 1990 foi fundada a Güntner Elektronik, hoje conhecida como Güntner Controls. Essa divisão da empresa, localizada próximo a Bielefeld, na Alemanha produz controladores e painéis elétricos para o mercado internacional. Estes são otimizados para uso com trocadores de calor Güntner, e vendidos através de todas as localidades do Grupo Güntner.

Expansão para o mercado Asiático

Desde 1996, as instalações de produção da Güntner na Indonésia fabricam trocadores de calor de alta qualidade para o mercado asiático. Uma equipe completa, com um grupo de engenheiros experientes nos Departamentos de Vendas e de Desenvolvimento controlam todos os pedidos de clientes e encomendas. Esta abordagem local nos permite atender melhor as necessidades específicas do amplo mercado asiático.

Expansão para América do Norte e América do Sul

Em 2002, a Güntner de México (Monterrey) foi a primeira fábrica da Güntner a ser fundada nas Américas. Em Monterrey, a Güntner fabrica trocadores de calor de alta qualidade e painéis elétricos UL-aprovado para todo o mercado americano. Desde que a produção começou em Monterrey, em 2002, o tamanho das instalações de produção quase dobraram em um esforço bem sucedido para melhor atender as demandas específicas deste amplo mercado. Para melhor atender a estas demandas do mercado norte-americano, foi inaugurado em 2001 um escritório de vendas da Güntner, nos Estados Unidos.

Abertura da Güntner do Brasil

A abertura da Güntner do Brasil em 2008 marcou mais um passo importante para servir as Américas. Ao fazer isso, o Grupo Güntner ampliou e fortaleceu sua presença no mercado sul-americano. No Brasil são produzidos condensadores evaporativos, condensadores a ar e evaporadores para os mercados americanos.

Compartilhar esta página

História da Empresa

Para ter acesso a história completa do Grupo Güntner, faça o download do documento abaixo:

Marcos da Güntner
1968Lançamento de resfriadores de ar com trocadores de calor de alta eficiência
1982Local de produção mudou-se para Fürstenfeldbruck
1985

Componentes para processamento de alimentos congelados

1990Início da produção na Hungria, fundador da Güntner Electronik
1996Início da produção na Indonésia
2001Abriu escritório de vendas nos Estados Unidos
2002Início da produção em Monterrey, no México
2004Trocadores de calor fornecido para túneis de vento para testar carros de corrida da Fórmula 1 e comboios Intercity Express (ICE) 
2005Dois escritórios de vendas abrem na China
200675 º aniversário da Güntner
2007Apresentação do projeto resfriador penthouse 
2008Introdução da tecnologia microox ®, integração da Güntner do Brasil
2009Introdução de um sistema inovador de controle, Gestão de Motor Güntner (GMM), para condensadores e drycoolers
2010O primeiro condensador do mundo com tecnologia microox ®
2013Inauguração do Laboratório de Testes e lançamento da linha de produção thermowave no Brasil
2014Introdução do Condensador Evaporativo ECOSS nos EUA