Conhecimento especializado com anos de experiência

Na Güntner, contamos com especialistas altamente qualificados e confiamos na consultoria especializada e conhecimento. Compartilhamos toda esta experiência em artigos publicados em boletins de indústria, para o qual pode ser acessado aqui

Reduza o “Absenteísmo” e a “Rotatividade” em suas salas de processos climatizadas

O conforto térmico em um determinado ambiente pode ser definido como a sensação de bem-estar experimentada por uma pessoa. Sensação esta que resulta da combinação satisfatória do ambiente, através da temperatura radiante média, umidade relativa, temperatura do ambiente, velocidade relativa do ar com a atividade lá desenvolvida, e com a vestimenta usada pelas pessoas.


Resistência mecânica das aletas e sua importância

Os trocadores de calor robustos em aço carbono galvanizado, estão sendo substituídos pelos modernos trocadores em tubo inox e aleta de alumínio, porém uma seleção adequada pode garantir os benefícios técnicos e térmicos por muito mais tempo.


O sub-resfriamento do refrigerante influencia na eficiência do equipamento "Sub-resfriamento de verdade"

Depois de delinear a relação teorica, vamos descrever a situação do refrigerante no ponto de alta pressão de uma planta de refrigeração clássica e passagem do refrigerante através de componentes do circuito. Este documento irá explicar em detalhes como conseguir o sub-resfriamento do refrigerante e o mais compatível com o processo de sub-resfriamento. (Versão completa disponivel em Inglês)


Economia de energia de alta pressão em um sistema de refrigeração

Economizar energia é um tema que tem sido gerido ao longo do tempo sob diferentes perspectivas. De tratados teóricos de instituições acadêmicas a diálogos em TV entre apresentadores de diferentes setores sociais, economia de energia é um assunto que é discutido e incentivado. (Versão completa disponivel em Inglês)


Influência do projeto na desumidificação e congelamento

Em um ar mais frio, desumidificação e congelamento são quase inevitáveis​​, mas o ideal é evitá-los. Desumidificação do ar afeta a qualidade e a durabilidade dos produtos abertos como frutas e vegetais, razão pela qual você deve manter o nível mais baixo possível. (Versão completa disponivel em Inglês)


Como o tiro de ar dos refrigeradores e influenciado pela geometria espacial

Devido à geometria das câmaras frigoríficas, a corrente de ar indicada na folha de dados nem sempre e atribuida. Por este motivo, desenvolvemos um modelo de cálculo com base em estudos teóricos e medidas que nos permite determinar a profundidade de penetração do jato de ar para cada projeto. (Versão completa disponivel em Inglês)


Refrigerador de ar, tiro de ar e distribuição de temperatura em grandes câmeras frigorificas

Salas de estocagem refrigeradas são construídas em dimensões, sendo cada vez maiores. Alturas aumentaram significativamente e sistemas de armazenamento automáticos estão sendo requisitados. As grandes dimensões e os sistemas de armazenagem automotizados definiem as novas exigências na seleção e montagem de refrigeradores de ar. (Versão completa disponivel em Inglês)


Condensadores resfriados por ar com NH3 (amônia), como uma alternativa para condensadores evaporativos

Antigamente as instalações frigorificas de amônia refrigeração estavam equipadas  com condensadores evaporativos. Condensadores resfriados por ar são uma alternativa interessante para condensadores evaporativos a partir do ponto de vista atual? Quais são as conseqüências o aumento de preço para água, resíduos de agua e energia sobre os custos de funcionamento dos diferentes sistemas? (Versão completa disponivel em Inglês)


Ventiladores integrados: inteligentes e economia de energia

Antes de tratarmos do uso dos ventiladores integrados, inteligentes e economia de energia, e necessario salientar que os ventiladores são os responsaveis pelo consumo de energia. Eles são o novo desenvolvimentos de ventiladores com motores e com aletas owlet? (Versão completa disponivel em Inglês)


Economia de energia no modo de baixa pressão de uma unidade de refrigeração

Graças a economia de energia é possível reduzir as emissões de CO2 e custos operacionais. Mas como colocar isso em prática? Que considerações teóricas preliminares são necessárias? O artigo contém algumas respostas em termos de economia de energia em modo frio de baixa pressão, onde são discutidos em detalhe os seguintes tópicos: Ciclo de Carnot, Qualidade, Efeitos de temperatura de condensação e evaporação e do superaquecimento e sub-resfriamento no COP. Este artigo também aborda questões como a viabilidade técnica e Compras vs Custos Operacionais em uma unidade de refrigeração. (Versão completa em Inglês)