Info & Download

Novo sistema de resfriamento aumenta a capacidade de produção e economia no consumo energético

Novo sistema de resfriamento aumenta a capacidade de produção e economia no consumo energético



Uma das maiores companhias de alimentos no mercado mundial utiliza um amplo range de produtos Güntner que asseguram uma operação econômica, confiável e sustentável em sua instalação na unidade de Três de Maio, Rio Grande do Sul.

O know-how da Güntner Brasil e Therm Tech foram imprescindíveis para desenvolver o projeto de ampliação do laticínio em Três de Maio, onde atualmente são processados  2.000 ton por mês de leite em pó e queijo.


Um novo conceito em resfriamento aumenta produção com economia de energia

Nesse projeto foram fabricados e instalados 02 (dois) trocadores de calor a placas da marca thermowave, capazes de resfriar 610m3/h de água.



Trocadores de calor a placas thermowave, a melhor solução para economia de recursos e aumento de capacidade

O laticínio operava com um sistema de banco de gelo, e buscava por soluções para atender a temperatura da água numa situação crítica próximo ao ponto de congelamento (1,5ºC).

O novo sistema de resfriamento deveria atender uma capacidade total de 610 m3/h  e também variações de carga no processo.

A troca do sistema anterior (banco de gelo) pelo sistema de resfriamento com trocadores  de calor a placas, utilizando fluído secundário (solução de água + propileno glicol) gerou um aumento da capacidade produtiva em duas vezes e uma economia de energia de aproximadamente 25% na sala de máquinas.
 
Além disso, para climatização dos ambientes foram utilizados resfriadores de ar projetados  para operar com um sistema secundário de trocadores a placas com propileno glicol 25%, com um conceito diferenciado para remoção da carga de amônia em ambientes com operadores.


Os trocadores a placas foram a melhor solução para esta aplicação!

Retornar para a página inicial

Compartilhar esta página

Imagens