Info & Download

Laboratório de testes com resfriador de gás Güntner

A Eletrofrio construiu um laboratório para testar soluções de CO2 operando em regime transcrítico com o propósito de suprir este mercado em expansão, com sistemas confiáveis e customizados para supermercados.

O calor é dissipado do circuito de alta pressão pelo resfriador de gás (gas cooler) da Güntner. O sistema de refrigeração CO2 do laboratório de testes com área de 40m2 visa estender o desempenho alcançado por instalações de CO2 subcrítico convencionais modernos para sistemas em regime de operação transcrítico. Além disso, o laboratório também é utilizado para realização de treinamentos.

As fontes de calor necessárias para gerar a carga dos sistemas de média e baixa temperatura são provenientes dos expositores frigoríficos produzidos pelo fabricante (Eletrofrio), que também foram desenvolvidos para operação nesta nova condição de pressão, os quais são medidos, documentados e avaliados segundo norma ISO específica para expositores refrigerados.

A Güntner produziu tanto o resfriador de gás (gas cooler) como o desuperaquecedor de gás (desuperheating), dimensionados para atender a demanda dos compressores de média e baixa temperatura respectivamente.

Operação Transcrítica

O objetivo da planta é operar em um sistema 100% transcítico com o objetivo de gerar parâmetros de funcionamento economicamente excelentes para este modo de operação no supermercado.

O circuito de média temperatura atende à 5 (cinco) consumidores conectados, e o circuito de baixa temperatura aos três consumidores instalados para esta finalidade. Dois compressores de CO2 operam em paralelo no regime de média temperatura e um compressor para o sistema de baixa temperatura opera na condição booster resfriado por um dessuperaquecedor a ar com ventiladores EC. Um quarto compressor opera no circuito de “compressão paralela“ para reduzir o consumo de energira e tornar o sistema eficiente mesmo em regiões instaladas em climas tropicais, no caso o Brasil. O calor é dissipado no lado da alta pressão por um resfriador de gás da Güntner customizado com motores EC que operem sob pressão de 91 BAR. Este resfriador de gás, modelo S-GHF é projetado para uma pressão máxima de trabalho de 120 BAR.

Redução de pressão de dois estágios

A válvula de alta pressão, HP Valve, é responsável pela redução da pressão do CO2 antes do tanque de líquido, e opera para controlar a temperatura de saída do CO2 no resfriador de gás regulamentada em cada caso pelas válvulas de expansão eletrônicas e é afetado em duas etapas através de um coletor de média pressão. A pressão do tanque, de 37 BAR é controlada por outra válvula chamada de flash gas by pass ou pelo compressor responsável para compressão paralela, quando este está em operação.

O calor residual do compressor deve ser transferido para um circuito de água quente que por exemplo em uma instalação de centro comercial, seria usado para fornecer à cozinhas, instalações sanitárias, etc.

Resfriador de gás – informações técnicas

Para atender às características do projeto e de segurança, conforme a norma PED 97/23/EC: Module A (Pressure Equipment Directive), o resfriador de gás da Güntner é projetado para uma pressão máxima de 120 BAR.

Para que possa resistir a essas pressões elevadas, a construção utiliza tubos centrais de pequeno diâmetro feitos de liga especial de cobre de alta resistência. Isso reduz em aproximadamente 40% o volume do tubo necessário comparado aos modelos convencionais.

Retornar para a página inicial

Compartilhar esta página

Imagens