Info & Download

Centro de Distribuição com utilização de CO2

Centro de Distribuição com utilização de CO2 em cascata e fluido secundário

Com uma rede de supermercados no interior de São Paulo próximo a Campinas, o Covabra possui aproximadamente 15 lojas que variam entre 1000 a 5000 m2.


A rede Covabra construiu um Centro de Distribuição em Sumaré no interior de São Paulo com o objetivo de abastecer suas lojas.

Para planejamento, projeto e execução do sistema de refrigeração, contou com todo conhecimento e tecnologia empregados pela empresa Thermo Industrial, localizada em Belo Horizonte com presença em todo território nacional.


A Thermo Industrial obteve o know-how da Güntner que, além de fornecer equipamentos, também contribuiu com seu conhecimento em CO2 e fl uido secundário, já que estas aplicações exigem requerimentos mais criteriosos para projetar equipamentos.


Para este projeto, foram utilizados 25 resfriadores de ar Güntner que foram divididos nas câmaras de climatização, resfriamento e congelamento, além de 2 condensadores a ar.


Conceito do projeto

Neste projeto foram aplicados 3 diferentes tipos de fluidos: CO2, Propilenoglicol e R134a, com o propósito de:

- Reduzir consumo energético;
- Garantir segurança dos colaboradores;
- Evitar contaminação de produto;
- Minimizar ao máximo os danos ao meio ambiente.


O CO2 foi utilizado nos resfriadores de ar para aplicação na armazenagem de produtos congelados. A opção pela utilização deste fl uido ocorreu em função de sua alta performance em termos de custo operacional e também por ser um fl uido com baixíssimos impactos ecológicos.


O propilenoglicol foi utilizado nos resfriadores de ar para aplicação em climatização e armazenagem de diversos produtos resfriados.
A opção pela utilização deste fl uido se deu em função da boa performance comparado a outros fluidos secundários, além de ter baixa toxicidade já que possui grau alimentício.

Já o R134a foi utilizado para garantir o resfriamento do propilenoglicol e absorver o calor gerado pelo sistema de CO2.

As engenharias da Güntner e Thermo Industrial desenvolveram juntas um projeto customizado, com análise muito apurada em termos de carga térmica e vazão de ar. Com isso foi possível reduzir de
forma substancial tanto custo inicial quanto custo operacional.



Retornar para a página inicial

Compartilhar esta página

Imagens